
O jogo pareceu uma montanha-russa, cheia de altos e baixos, mas o final trouxe um sorriso – e um suspiro de alívio – para Ana Catarina Nogueira e Melania Merino. Nesta quarta-feira, nos 16 avos-de-final do BNL Italy Major, a dupla luso-espanhola derrotou Marta Arrellano e Rebeca Lopez em três sets.
Depois de um triunfo tranquilo na véspera, o arranque da partida fazia antever mais um dia seguro e sem sobressaltos para Ana Catarina em Roma. No primeiro set, o jogo esteve sempre sob controlo da portuense que, com um 6-1, ganhou vantagem no confronto.
Porém, as facilidades iniciais rapidamente se transformaram em insegurança e erros não forçados. Com Arrelano e Lopez mais confortáveis, a pressão aos poucos foi passando para o lado de Ana Catarina Nogueira e Melania Merino, que tinham o favoritismo do seu lado.
Com isso, o jogo mudou. No segundo parcial, as espanholas rapidamente se colocaram com uma vantagem de 4-1, fechando o set com um 6-3.
Denotando ansiedade, Ana Catarina e Melania sofreram um break a abrir o último parcial e, a partir daí, o jogo ficou anárquico. Com breaks e contra breaks consecutivos, a partida chegou aos 3-3 sem rumo definido. Mas, na “hora H”, a experiência de Ana Catarina Nogueira fez a diferença.
Transmitindo constantemente confiança a Melania, a jogadora portuguesa conseguiu recuperar o ascendente e, com uma quebra de serviço no décimo jogo, agarrou o apuramento para os oitavos-de-final com um 6-4.
Nesta quinta-feira, as rivais de Ana Catarina e Melania serão a francesa Alix Collombon e a espanhola Victoria Inglesias.