
As mudanças de duplas ao longo do ano é algo banal, mas o preenchido calendário de 2023 trouxe uma novidade: uma das raras pausas superiores a uma semana entre torneios do World Padel Tour e do Premier Padel deu origem a uma animada dança de cadeiras, principalmente no quadro feminino. Assim, a menos de uma semana do início dos primeiros jogos do Finland Padel Open, fazemos um ponto da situação: quais são as novas duplas para a segunda metade da época?
Desta vez, os homens foram conservadores e as maiores (e mais relevantes) alterações surgiram no quadro feminino, com as duas melhores jogadoras portuguesas a assumirem um lugar de protagonistas.
A mudança mais mediática foi motivada pela ruptura da equipa #Triazar. Por decisão de Gemma Triay, que optou por manter ao seu lado Marta Ortega, Alejandra Salazar foi forçada a escolher nova parceira após regressar de uma recuperação a uma lesão.
A escolha, para um projeto que a número 4 do World Padel Tour quer que seja de “compromisso e alegria”, recaiu em Sofia Araújo e, dentro uma semana na cidade finlandesa de Tampere, a portuguesa e a espanhola terão o primeiro grande teste.
Com resultados já está a dupla Ana Catarina Nogueira/Bea Caldera. A portuense aproveitou o FIP Star Grand Canaria para fazer um primeiro teste com a jovem de Valladolid e, para já, tudo parece afinado: sem cederem qualquer set, a nova dupla luso-espanhola venceu o torneio.
Entre as principais jogadoras, destaque ainda para a dupla “old school”, formada por duas das mais consagradas jogadoras do circuito (Patty Llaguno e Lucia Sainz) e para um projeto que pode causar incómodos às favoritas: Jessica Castelló e Aranza Osoro.
Entre os homens, ficou praticamente tudo na mesma na parte superior do quadro, mas há uma dupla que vai atrair a atenção mediática. No ano em que se vão despedir do circuito profissional, as “lendas” Miguel Lamperti e Juan Martin Diaz estarão lado a lado já a partir do Paris Premier Padel. Serão quase 100 anos de experiência somada e, acima de tudo, espetáculo garantido.
Novas duplas femininas:
Sofia Araújo/Alejandra Salazar
Ana Catarina Nogueira/Bea Caldera
Patty Llaguno/Lucia Sainz
Jessica Castelló/Aranza Osoro
Victoria Iglesias/Claudia Fernández
Alix Collombon/Lorena Rufo
Lúcia Martinez/Carmen Goenaga
Carla Mesa/Carolina Orsi
Sofia Saiz/Marina Lobo
Carmen Villalba/Marta Barrera
Marta Caparrós/ Teresa Navarro
Eli Amatriain/ Léa Godallier
Noa Canovas/Jimena Velasco
Novas duplas masculinas:
Miguel Lamperti/Juan Martin Díaz
Agustín Silingo/Fede Mouriño
Ivan Ramírez/García
Facundo Domínguez/Denis Perino
Jaime Muñoz/Jairo Bautista