
O final do World Padel Tour resultou num decréscimo de importância da Espanha no mapa das grandes competições internacionais, mas, para permitir que o território espanhol continue a receber provas de relevo no panorama do padel mundial, a Federação Espanhola de Padel (FEP) está a trabalhar em conjunto com a Federação Internacional de Padel (FIP) para levar a todas as regiões de Espanha as principais provas do circuito FIP Tour: FIP Platinum e FIP Gold, torneio com prize money mínimo de 120 e 50 mil euros, respetivamente. Ramón Morcillo, presidente da FEP, explica que, com isto, pretende ajudar “a manter o grande momento” dos jogadores espanhóis e, ao mesmo tempo, permitir que os adeptos tenham “grandes espetáculos” perto “de casa”.
Em 2024, o Premier Padel contará com quatro provas em Espanha, um número bem inferior ao que vinha sendo regra na última década com a existência do WPT, e isso levou a que os responsáveis federativos espanhóis tomassem medidas para que os adeptos de padel em Espanha continuassem a ter a possibilidade de ver grandes torneios, mas também para que os jogadores espanhóis tivessem mais facilidade para competirem em provas onde podem conquistar pontos para o ranking FIP.
O trabalho conjunto entre a FEP e a FIP, resultará em que todos os torneios FIP Tour organizados em Espanha serão realizados em coordenação com as diferentes federações autónomas e Ramón Morcillo salienta que, com isso, continuará a promover o padel no seu país.
Já Luigi Carraro, presidente da FIP, admite que há “um desafio crucial para 2024”, ano em que haverá uma aposta “na divulgação definitiva e global do padel em todo o mundo”. Para isso, e em concordância com a FEP, tentará “dar novas prioridades e uma nova visão a Espanha”, olhando “para os seus talentos”.
“Fá-lo-emos através dos prestigiados torneios FIP Platinum e FIP Gold, provas com um grande impacto internacional, que são essenciais para reunir os jovens, os talentos e os melhores jogadores do mundo”, acrescentou o líder da FIP.