
O primeiro dia da competição de padel dos Jogos Europeus 2023 terminou com o afastamento das duas duplas femininas na prova. Em frente, seguem Nuno Deus e Miguel Deus, que não tiveram dificuldades contra uma dupla austríaca.
Acabou por terminar com saldo negativo a estreia de Portugal no evento multidesportivo, pensado pelos Comitês Olímpicos Europeus, e que junta na Polónia cerca de 7000 atletas de varias modalidades.
A primeira dupla nacional a entrar em competição foi Catarina Santos e Margarida Fernandes, que no court 1 defrontaram as francesas Jessica Ginier e Lucile Pothier.
O duelo muito equilibrado nos dois primeiros sets resultou num empate, com as francesas entrarem por cima e venceram por 7-5, mas Catarina e Margarida reagiram bem: 6-4.
Porém, no último set, Ginier e Pothier foram quase sempre superiores, e, com um 6-2, afastaram da prova as portuguesas.
A outra parelha feminina, formada por Catarina Vilela e Kátia Rodrigues, teve como rivais nos 16 avos-de-final as dinamarquesas Gitte Haxen e Maria Rasmussen.
Também aqui foram precisos três sets, mas foram as duas padelistas nacionais que começaram mais fortes, vencendo por 7-5.
Porém, a derrota no segundo parcial no tie-break (6-7) resultou numa quebra de produção de Catarina e Kátia que, ao perderem o último parcial (3-6), também ficam afastadas da competição feminina.
Para Miguel e Nuno Deus, a estreia nos Jogos Europeus não teve sobressaltos. Na pista 4, tendo do outro lado os austríacos Rainhard Boisits e David Pilser, os irmãos portugueses confirmaram o favoritismo e o apuramento para os oitavos, com um resultado de 6-2 e 6-1.
Para quinta-feira está agendado o jogo de Miguel Oliveira e Afonso Fazendeiro – também jogam contra uma parelha austríaca – e os do quadro dos mistos, onde Miguel Deus jogará ao lado de Catarina Vilela e Nuno Deus com Kátia Rodrigues.