Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira conquistaram neste domingo o terceiro lugar nos Jogos Europeus. Em Cracóvia, na Polónia, a dupla portuguesa perdeu o primeiro set nos tie-break, mas, venceram nos sets seguintes os italianos Simone Cremona e Marco Cassetta.

Quintos cabeças-de-série no torneio, Fazendeiro e Oliveira tiveram durante duas horas um confronto muito difícil contra os transalpinos, mas, na parte final, um problema físico de Simone Cremona simplificou o bronze para Portugal.

A partida começou com equilíbrio permanente entre portugueses e italianos, mas, no 12.º jogo, Cremona e Cassetta tiveram uma mão cheia de pontos de set, que Fazendeiro e Oliveira souberam salvar.

Com a decisão do parcial adiada para o tie-break, uma decisão polemica do árbitro – Miguel Oliveira garantiu que a bola era fora – permitiu que os italianos fizessem o 7-6 e, de seguida, o 8-6.

O segundo set, foi muito similar ao primeiro. Com o nível das duas duplas a ser semelhante, manteve-se tudo discutido ao milímetro, mas quando parecia que iria ser necessário recorrer a novo tie-break, três excelentes pontos de Fazendeiro garantiram a Portugal o primeiro break no jogo e o 7-5.

A partir daí, o jogo mudou. Com os italianos a acusarem a derrota no set e Marco Cassetta a sentir cada vez mais limitações físicas – o tornozelo do italiano estava visivelmente inchado, impedindo que se movimentasse no court -, a dúvida era saber se o jogo iria decorrer até ao fim.

E com Cremona a fazer um enorme sacrifício e jogar pela honra, o jogo e a conquista portuguesa terminou sem história e um 6-0 que coloca Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira no pódio dos Jogos Europeus.