Não é consensual, mas é definitivamente diferente. Tal como aconteceu no torneio do World Padel Tour realizado na Áustria, no Aare Invest Finland Padel Open, na cidade finlandesa de Tampere, o court principal tem piso negro.

A imagem é sempre importante e há cores dos pisos dos courts que marcam a diferença, nem que seja por reforçarem uma posição. É o caso dos torneios do A1 Padel, onde o vermelho dos pisos é a norma.

No World Padel Tour, o azul é quase sempre dominante, mas há as exceções que confirmam a regra. No caso do preto, é uma opção que já tem quase uma década.

A primeira vez que se utilizou no WPT piso preto foi em Valladolid, na sempre bonita e emblemática Plaza Mayor. Porém, a experiência não teve continuidade. E a culpa foi do calor.

Plaza Mayor, em Valladolid

Com temperaturas a rondar os 30 graus e o escuro do court, o desgaste do piso foi mais rápido e a sensação térmica dos jogadores aumentou. Por isso, numa decisão inédita, em 2015 em Valladolid foi decidido mudar o piso – de preto para azul – entre os jogos das meias-finais e das finais.

Esse não é um problema em Vienna. Assim, em 2023 o torneio austríaco contou com piso preto nos campos indoor da Steffl Arena.

Apesar das queixas de alguns jogadores, que alegaram sentir problemas de visibilidade, o negro volta a marcar a diferença no torneio que arrancou neste sábado no PadelOne Arena, em Tampere.

Steffl Arena, em Vienna