Sports field court to play padel. Blue Hour Sunset

É mais um visto colocado no mapa mundial. No passado sábado, no Riverside Sports Club, em Auckland, foi inaugurado o primeiro court de padel na Nova Zelândia, país que já tinha uma federação desde 2020, mas que só agora vê o primeiro campo estar disponível para a prática da modalidade. Numa cerimónia que contou com a presença de Lucy Lawless, a protagonista da série “Xena”, foi anunciado a abertura de um segundo campo, ainda este ano.

Num comunicado divulgado pela Federação Internacional de Padel, a inauguração do primeiro court na Nova Zelândia é apresentada como “uma nova fronteira para o padel” que “coroou três anos de trabalho e marcou o primeiro passo de um ambicioso projeto para jogadores neozelandeses e de todo o mundo”.

O plano estratégico do padel na Nova Zelândia passa pela inauguração, também em Auckland, de uma segunda pista no Remuera Racket Club, até ao final do ano, e um terceiro court do Albany Tennis Centre, no início de 2024.

O objetivo das responsáveis federativos neozelandeses é seguir os passos da Austrália, onde o padel chegou em 2016 e que tem a modalidade em forte expansão: conta atualmente com 40 courts, prevendo chegar aos 200 em 2026.

“Estamos entusiasmados por ter a primeiro pista de padel na Nova Zelândia, seguida por muitas outras nos próximos meses. Esta é uma verdadeira conquista, um marco, mas continuaremos a comprometer-nos com o crescimento e a promoção deste desporto em todo o país e queremos que todos os neozelandeses possam desfrutar e praticar este desporto extraordinário”, afirmou na inauguração Wictoria Markula, presidente da federação neozelandesa.