Ficou concluído no domingo, na Noruega, a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, que terá como palco Cagliari, entre 22 a 27 de Julho, e, em Masculinos e em Femininos, já é conhecido o lote de 16 países que vão competir em Itália.

Com os dez primeiros classificados do último Europeu, realizado em 2021, em Marbella, com o apuramento garantido, em Oslo lutou-se pelas 12 últimas vagas – seis em Masculinos e seis em Femininos -, e, num torneio com muito baixo nível competitivo, Portugal, como se esperava, não teve problemas em vencer todos os adversários e assegurar a qualificação.

Para além das duas seleções portuguesas, em Femininos conseguiram também o apuramento a Estónia, a Lituânia, a Suíça, a Polónia e a Hungria, que se juntam à Espanha, França, Itália, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Alemanha, Finlândia e Grã-Bretanha, já apuradas.

Em Masculino, tal como Portugal, na Noruega ficaram apurados também a Suíça, Mónaco, Croácia, Hungria e Áustria – Espanha, Itália, França, Suécia, Bélgica, Grã Bretanha, Alemanha, Polónia, Dinamarca e Países Baixos já estavam qualificados.

Na fase final, os 16 países participantes começarão com uma fase de grupos, com quatro grupos de quatro países cada: os dois primeiros apuram-se para os oitavos-de-final.

Cada seleção nacional será composta por um mínimo de seis e um máximo de oito jogadores, tanto na competição masculina quanto na feminina.