Foi uma despedia do FIP Rise London ingrata para Catarina Santos e Margarida Fernandes. As jogadoras portuguesas defrontaram neste domingo nas meias-finais do torneio do circuito FIP Tour Steffie Weterings e Marcella Koek, e foram derrotadas por 0-6 e 3-6. O jogo ficou marcado pelo seu início, onde as neerlandesas venceram os quatros primeiros jogos no ponto de ouro, o que condicionou o resto da partida para as portuguesas.

Frente às primeiras cabeças de série do torneio que, este ano, já venceram torneios do FIP Tour, Catarina Santos e Margarida Fernandes até entrarem bem, mas não conseguiram contrariar a infelicidade nos momentos decisivos do primeiro set.

Com o confronto a ser extremamente equilibrado, Weterings e Koek dispararam para um 4-0 que não refletia o que se passava dentro do court, mas que traduzia o maior acerto das neerlandesas nos quatro pontos de ouro.

A forma como perderam os quatro primeiros jogos afetou as portuguesas que, no quinto jogo, sofrearam um break em branco. De seguida, a dupla 1 do FIP Rise London fechou o set com um despropositado 6-0.

Forçadas a reagir, Catarina Santos e Margarida Fernandes entraram bem no segundo parcial, conseguindo ganhar o primeiro jogo no seu serviço. O duelo continuou sem quebras de serviço até que, no quinto jogo, as atletas dos Países Baixos conseguiram um break decisivo (2-3).

Apesar das adversidades, as portuguesas continuaram a lutar, mas, no nono jogo, Steffie Weterings e Marcella Koek voltaram a conseguir quebrar o serviço, confirmando a presença na final, com um 6-3.