Na história do padel feminino, há poucas jogadoras com o currículo e a dimensão de Alejandra Salazar. A nova parceira de Sofia Araújo formou na última década sociedades de sucesso com Gemma Triay, Marta Marrero, Ariana Sanchez, Iciar Montes e Carolina Navarro. Aos 37 anos, a atual número 4 do World Padel Tour reúne, em teoria, as características ideias para potenciar (ainda mais) o jogo de Sofia Araújo.

A estreia acontecerá no final deste mês, quando Alejandra Salazar e Sofia Araújo surgirem no quadro do Finland Padel Open com o estatuto de terceiras cabeças de série. No entanto, que é Alejandra Salazar, a a nova parceira da jogadora portuguesa com melhor ranking no WPT?

Licenciada em Administração e Direção de Empresas, Alejandra Salazar Bengoechea nasceu em Madrid, a 31 de Dezembro de 1985. No padel, começou a destacar-se cedo: em 2009, ao lado de Carolina Navarro, venceu o primeiro título no Padel Pro Tour, a competição que antecedeu o World Padel Tour.

A partir de 2013, com o surgimento do atual circuito mundial, Salazar começou a caminhar lado a lado com as vitórias. No total, a madrilena já conquistou por 52 vezes torneios do WPT, sendo que figura com quatro parceiras (Gemma Triay, Marta Marrero, Ariana Sanchez e Iciar Montes) no top-10 das duplas com mais vitórias na competição.

Mas os êxitos de Salazar não se ficam por aqui. Votada em 2015, 2016 e 2018 como a melhor jogadora do circuito, Ale conquistou por oito vezes o titulo de campeã de Espanha e, com a sua seleção, já soma cinco titulos de campeã do Mundo.

Após formar com Gemma Triay uma dupla de enorme sucesso – em 2023 ganharam três dos quatro primeiros torneios do WPT -, uma lesão acabou por condicionar a prestação de Salazar que, em Junho, optou por recorrer a uma cirurgia para debelar o problema no cotovelo direito.

Com o seu regresso em Agosto, chegou a notícia de que acabaria o seu projeto com Triay. Em entrevista ao jornal Marca, Ale Salazar explicou que procurava no passo seguinte “muito empenho” e alegria”, no que espera ser “uma etapa diferente e bonita”, que encara como “um desafio gigante”.

E esse percurso será agora feito ao lado de Sofia Araújo. O estilo explosivo e dominador da portuguesa dentro do court parece ser o match perfeito para a experiência, controlo e sabedoria que a espanhola apresenta. Os próximos episódios dirão se este novo projeto será de sucesso.