O Campeonato Nacional Universitário da época 2023/24 vai realizar-se entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro, no Rackets Pro NOVA, em Almada. Na competição, que irá reunir os melhores jogadores do padel universitário nacional, serão atribuídos os títulos de campeão nacional universitário Feminino, Masculino e Misto. As inscrições para a prova organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em coorganização com a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, a Federação Académica de Lisboa e dos Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa, estão abertas até ao dia 26 de Janeiro.

Em conversa com o Padel 365, Tiago Fernandes, membro da comissão organizadora da competição, explicou que o formato do campeonato “vai depender do número de inscrições”, mas é garantido que será realizado “em árvore”, ou seja, um “sistema de dupla derrota”. “Quem perde na árvore dos vencedores, ainda vai para o lado dos vencidos, que permite chegar ao 3.º lugar”, detalha Tiago Fernandes.

Sem um número máximo de duplas, o “único critério de admissão é estar-se matriculado numa universidade no presente ano letivo ou ter terminado uma licenciatura ou mestrado em 2023”. “As inscrições são em dupla, mas só se pode inscrever com um parceiro da mesma universidade”, e, como adverte Tiago Fernandes, “quem pode realizar as inscrições são as faculdades”.

Para isso, os estudantes “devem entrar em contacto com as associações de estudantes ou com o gabinete de desporto das suas instituições de ensino superior, para realizarem a inscrição”. É ainda obrigatório “estar inscritos da FADU e ter exame médico-desportivo válido”, sendo que o custo da inscrição é de oito euros por jogador e todas as duplas fazem pelo menos dois encontros, sendo que, até à final, os jogos terão apenas um set.

No último ano, o CNU de Padel decorreu no Proracket Squash e Padel, em Matosinhos, e os campeões nacionais foram Micaela Para/Catarina Cardoso da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) em Femininos, Marta Gomes e Miguel Ramôa, da Universidade do Porto, em Mistos, e Miguel Ramôa e Tomás Mendes (U. Porto) em Masculinos.