
Para primeiro torneio, é um cartaz de luxo. O arranque do Ultimate Padel Tour, circuito que em 2024 contará com 15 torneios, acontecerá a 10 de Fevereiro na Corunha e, entre os inscritos, estão as campeãs nacionais (Sofia Araújo e Ana Catarina Nogueira), mas também mais 13 portugueses: Antonio Luque, Peu Araújo, Gustavo Nunes, Henrique Barbosa, João Moura, David Fernandes, Patrícia Ribeiro, Catarina Santos, Mafalda Fernandes, Clarinha Santos, Margarida Fernandes, Bruna Melo e Luísa Roque.
No entanto, Gustavo Nunes, Henrique Barbosa, João Moura e David Fernandes acabaram por não conseguir estar nas 56 duplas que têm acesso ao quadro.
Os atrativos para o La Coruña Open não se ficam, no entanto, por aqui: há ainda nomes de “peso”, como Lucas Campagnolo, Agustin Gutierrez, Miguel Lamperti, Tolito Aguirre, Jessica Castelló e Claudia Jensen.
Se Ana Catarina Nogueira estará na Corunha com a parceira com quem disputou a última metade de 2023 (Bea Caldera), Sofia Araújo aproveitará a prova na Galiza para afinar o entendimento com Virginia Riera.
Patrícia Ribeiro também vai competir com a parceira para 2024 (Julia Polo), enquanto Catarina Santos, Mafalda Fernandes, Bruna Melo e Luísa Roque vão jogar com as espanholas Maria Portillo, Valeria Basilio, Carla Pozuelo e Claudia Iglesias, respetivamente.
No quadro feminino, a única dupla 100% portuguesa será formada por Clarinha Santos e Margarida Fernandes.
Já entre os homens, a prova na Corunha assinalará a estreia de Antonio Luque num circuito internacional com a nacionalidade portuguesa – o parceiro será José González -, e Peu Araújo vai competir com o argentino Exequiel Mouriño.
Com 15 torneios e com quadros de 48 duplas – oito apuradas via fase de qualificação -, o Ultimate Padel tour será disputado quase em exclusivo em Espanha, mas duas provas não serão em solo espanhol. Porém, nenhuma será em território português: Alemanha e Países Baixos deverão ser anunciados como os dois países, a par da Espanha, que vão receber torneios do UPT.
A prova contará em cada torneio com um atrativo prize money de 240.000 euros, repartido em partes iguais pelo quadro masculino e feminino e, entre as regalias oferecidas aos jogadores, constará a oferta das despesas de alojamento e transporte, assim como um bónus monetário para os melhores classificados no final de cada temporada: Os 20 primeiros classificados do ranking no final do ano terão um bónus de 360 mil euros (180 mil para cada categoria).