
A marca é recente – foi lançada em Fevereiro deste ano -, mas começa a marcar a diferença no padel português. Como? Possibilitando que as jogadoras façam o mix and match perfeito com a parceira dentro do court, sem descurar o conforto e a estética. Criada por Sara Cardoso, que há três anos encontrou no padel o desporto com que se identificou “a 100%”, a Soru conta, até ao momento, com uma linha de acessórios para mulheres – headbands, pulsos e meias – que, através da qualidade, são “diferenciadores dos que já existiam no mercado”. Há, no entanto, planos para no futuro ser lançada uma “gama kids”, mas também produtos para homem.
Praticante regular de desporto desde criança, mas, também empreendedora – “Sempre tive muitas ideias de negócios, mas ainda não tinha encontrado algo com que me identificasse” -, Sara Cardoso, de 31 anos, descobriu no padel a oportunidade que procurava.
Após começar a jogar padel há três anos, a empresária, em “conversas com outras meninas que jogavam”, percebeu que “havia a necessidade de criar algo com acessórios desportivos mais bonitos e que cumprissem o seu principio”.
“Muitas vezes as raparigas não usavam as headbands, por que caiam do cabelo; ou não usavam os pulsos, por que não eram muito bonitos ou não combinavam. Sabemos que muitas vezes as meninas gostam de ir com a saia e o top a combinar, mas não tinham acessórios que lhes permitisse fazer isso”, explica, em conversa com o Padel 365.
Assim, o passo seguinte foi fazer um estudo de mercado e, “depois de fazer inquéritos a mais de 200 meninas”, Sara tomou a iniciativa, apostando numa marca que oferecesse o que, considera, não havia ainda no padel português: uma linha de acessórios que, sendo “diferenciados”, combinam também com os da parceira.
Tudo isto, não abdicando da qualidade e do que Sara Cardoso procurava como jogadora: “Não queria que fosse apenas uma marca bonita e fashion, mas sim confortável. É assim que gosto de me sentir quando estou a jogar.”
Produzidos em Itália – há a disponibilidade e vontade de trazer a produção para Portugal -, os acessórios da Soru são personalizados por Sara Cardoso, que detalha que as headbands “têm um diâmetro mais reduzido e têm silicone a toda a volta no interior, para maior aderência”, os pulsos “são feitos maioritariamente em algodão, para que sejam confortáveis e possam absorver o suor”, enquanto as “meias têm reforço na base do pé, na ponta e no calcanhar, para maior conforto e para evitar as bolhas e os calos, que muitas vezes são gerados pela prática do padel”.
Contando atualmente com as headbands, os pulsos e as meias em quatro cores – preto, branco, azul e rosa -, Sara Cardoso revela que deverá avançar já este ano com “uma coleção de Outuno com outros tons – verde, castanho e bege”.
O passo seguinte, ainda em “numa fase inicial”, será alargar a “oferta para saias e sweats”, mas, como projetos para o futuro, estão também o lançamento de uma “gama kids” e alargar a oferta aos praticantes masculinos: “Já recebi feedback de homens que gostavam de ter meias mais altas, pulsos mais largos e fitas para o cabelo para observar o suor.”
A Soru, que em japonês significa “Sol”, é parceira da Padel 365 Cup by Major Padel Club, torneio que se vai realizar a 19, 20 e 21 de Julho no Clube de Padel Alcântara, em Lisboa, e as vencedoras e finalistas das categorias femininas (F3, F4 e F5) vão receber packs e headbands da marca portuguesa – os produtos da Soru (https://soru.lojasonlinectt.pt/), estarão disponíveis para venda durante o evento.
As inscrições para a Padel 365 Cup by Major Padel Club – o valor total do prize money rondará os 5.000 euros – já estão abertas e podem ser feitas através do Padel Teams ou AQUI.